Como Identificar se um familiar está fazendo uso de drogas e álcool?

Os sintomas podem aparecer de formas bem variadas, manifestando-se em atitudes, comportamentos e até mesmo na saúde física da pessoa. Confira a seguir alguns deles:

  • Desonestidade: Começa com mentiras nas pequenas coisas, trabalho com amigos, em casa. Depois as mentiras vão se agravando e começam a dar desculpas para não fazer oque deve ou para oque não deve, começa agir com desonestidade consigo mesmo.
  • Descontrole Financeiro: Todo o dinheiro que ganha acaba rapidamente e não consegue justificar para o mais próximos, inventa desculpas, entra em crise financeira e culpa terceiros como a empresa, o governo a família e não admite ter perdido no uso da substancia.
  • Pequenos Furtos: Em alguns casos em especial o uso de drogas, o indivíduo faz pequenos furtos na rua ou até mesmo dentro de sua própria casa.
  • Venda de Objetos Pessoais: É comum o dependente químico, vender ou trocar suas roupas e o objetos pessoais para sustentar seu vicio.
  • Impaciência: Deseja alcançar seus objetivos em prazo forma do normal, exige demais dos outros e de si mesmo, concentrasse no problema, na falta da droga ou do álcool, entra em desespero levando a cometer atos impensáveis.
  • Intolerância: Se acha o dono da verdade, tendo as respostas para si e para os outros, deseja que todos aceitem sua vontade.
  • Indisciplina: Não respeita os combinados, não tem responsabilidade com os compromissos e horários, não

aceitam dar satisfação dos lugares que frequentam e nem sobre as pessoas que se relacionam.

  • Depressão: medos e desesperos inexplicáveis e irracionais perdem o vinculo familiar, só se sente bem na companhia de pessoas que também faz o uso da substância ou quando esta sob o uso da substancia.
  • Frustração: Alimenta desencanto com as pessoas e coisas, pois almeja sonhos objetivos impossíveis de se alcançar.
  • Euforia: Sabendo que haverá oportunidade de fazer uso da substancia, apresenta inquietude, cria situações para sair e fazer uso.
  • Exaustão: Devido à má alimentação, poucas horas de sono e consumo excessivo de álcool ou drogas o individuo apresenta cansaço fica desmotivado e irresponsável.

 

 

Mudança de atividades e amizades

Outro fato comum é que o dependente químico comece a abandonar atividades que costumava fazer, deixando de frequentar grupos (religiosos, esportivos e de trabalho, por exemplo) e afastando-se de seus antigos amigos.

Normalmente, a pessoa passa a buscar a companhia apenas de outros usuários da substância na qual ela é viciada. Assim, a família pode perceber mudanças em suas amizades.

Vale ressaltar que, muitas vezes, o usuário tem o desejo de parar ou diminuir o uso da substância química. No entanto, este é um trabalho extremamente difícil para ele realizar sozinho. Por esse motivo, o apoio da família e a busca por ajuda são essenciais.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

Newsletter

Fique por dentro dos próximos eventos e receba informações sobre a dependência química!

Obrigado por fazer parte da nossa lista