Equipe Multidisciplinar

A Comunidade Terapêutica Nova Esperança, oferece tratamento para dependência química e trabalha com uma equipe de profissionais que inclui médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, conselheiros e consultores especializados em desintoxicação e restabelecimento da saúde física do paciente.

Durante o período de internação para o tratamento de dependência química, realizamos exames médicos, consultas, participação em oficinas terapêuticas e palestras de conscientização, o dependente químico começa a recuperar o bem-estar, ganhar autoestima e capacidade de percepção do meio afetivo que o cerca.

A equipe estimula no paciente o desejo de interação social, dando-lhe atenção individualizada. No tratamento de dependência química, a equipe e o dependente químico identificam as origens da doença e o motivo do tratamento para consolidar vínculos, o principal instrumento de habilitação social e familiar.


Objetivo dos Profissionais

Com este trabalho holístico, ou seja, que avalia e compreende o dependente químico em seus diversos aspectos, os profissionais criam as condições físicas e psicológicas adequadas para a reintegração social do paciente, A internação visa estabelecer seu comportamento social, ajustando sua conduta para aquisição de habilidades profissionalizantes.

A Comunidade Terapêutica Nova Esperança, com sua paixão e empenho no tratamento de dependência química de cada interno, visa estabelecer e proporcionar um ambiente agradável e seguro na comunidade, fortalecendo um vínculo terapêutico para que ele possa receber o tratamento de dependência química aprendendo a se expressar adequadamente, preparando-o para lidar melhor com a ansiedade, as frustrações e os conflitos da vida diária.


Monitores – Agentes Multiplicadores

Os monitores, ou agentes multiplicadores trabalham no tratamento de dependência química para ajudar os acolhidos da Comunidade Terapêutica Nova Esperança.

Todos os dias, pelo menos cinco monitores treinados estão de plantão para socorrer e aconselhar dependentes químicos em processo de desintoxicação.