Tratamentos CENE

Compreendemos a dependência química ao longo de um contínuo de seriedade, avaliados pela gravidade/intensidade de seus sinais e sintomas, bem como pela avaliação dos problemas relacionados ao uso da(s) substância(s). Independentemente disso, é fundamental intervir o mais precocemente possível, de modo a maximizar as possibilidades de recuperação do indivíduo. O tratamento oferecido nas unidades de internação vai além da desintoxicação. Grande ênfase é dada aos aspectos psicossociais e cada indivíduo é tratado considerando-se sua integralidade e subjetividade, ou seja: como um ser único e com características próprias. Todas as atividades são coordenadas por profissionais habilitados e envolvem além da dependência química, a avaliação psiquiátrica, que permite o diagnóstico de outros transtornos psíquicos que podem ser antecedentes ou decorrentes do uso de drogas. Caso sejam detectados, esses distúrbios receberão tratamento paralelamente à dependência química.

A proposta de nossas Comunidades Terapêuticas não é apenas afastar o indivíduo das drogas, mas sim uma mudança em seu estilo de vida, uma reengenharia na sua forma de ser e agir, de modo a criar hábitos saudáveis e automatismos que substituam os antigos padrões de comportamento e o uso compulsivo de drogas. O cronograma de atividades proposto não permite tempo ocioso aos usuários de nosso Programa. Todos os dias eles são orientados e envolvidos em atividades que se iniciam logo pela manhã e passam por higiene pessoal e do ambiente, exercícios físicos, atividades lúdicas, orientação espiritual sem motivação religiosa, atendimentos com os Conselheiros em Dependência Química, Psicólogos, Assistentes Sociais e Médicos, quando assim necessitar. São atividades que buscam a integração e valorização da autoestima.

Para os momentos de lazer, as unidades dispõem de completa infraestrutura esportiva apropriada à prática de atividades físicas. A nossa filosofia é focada no amor e no acolhimento e por isso buscamos sempre o bem-estar dos pacientes e seus familiares.

Nosso método para o tratamento da dependência química leva em consideração os fatores biopsicossociais, relacionados à causa e manutenção da dependência. Ou seja: avaliamos e cuidamos em nossas atividades das necessidades clínicas, psicológicas e sociais envolvidas no processo de adoecimento e portanto, necessárias ao processo de recuperação.

Outra diretriz extremamente importante para o tratamento de dependência química é a programação dos 12 passos do N.A e A.A.