Depressão Pós Uso de Drogas

​Você já ouviu falar em depressão pós uso de drogas? Esse quadro é bem comum em muitos usuários de substâncias químicas e pode trazer graves consequências para a vida dos mesmos.

Vamos apresentar a seguir algumas informações para te ajudar a compreender esse fenômeno. 

O que é a depressão?

A depressão é uma doença ou um transtorno afetivo que afeta drasticamente a condição emocional e psicológica de quem a apresenta. Ela é caracterizada, principalmente, por um humor depreciativo, pela baixa autoestima e por sentimentos de inferioridade e de tristeza profunda.

Vale lembrar que existe uma grande diferença entre a depressão em si e um estado depressivo. A primeira trata-se de uma doença crônica que, apesar de não ter exatamente uma cura, pode ser tratada e estabilizada, de modo que o indivíduo consiga conviver com ela com qualidade de vida. Já o estado depressivo é apenas uma fase de sofrimento intenso, mas que não chega a ser patológica. Ressaltamos ainda que ambos os quadros são muito sérios e demandam tratamentos e cuidados adequados.

Muitas vezes, a depressão pode ser uma motivação para que alguém comece a usar drogas, na tentativa de afastar as emoções negativas e sentir alegria ou prazer. No entanto, o uso de substâncias químicas e a abstinência das mesmas também pode levar a um estado depressivo.

Quais são os principais motivos da depressão pós uso de drogas?

Uso de drogas relacionado com problemas pessoais

É comum que o uso de drogas comece devido a algum trauma ou problema muito marcante na vida do indivíduo. Por exemplo, alguém que sofreu uma perda de um ente querido pode começar a abusar de substâncias químicas para tentar suportar melhor seu luto.

Em casos como esse, o sentimento de depressão retornará após o consumo das drogas, pois o problema não deixou realmente de existir. Pelo contrário: o estado depressivo pode vir ainda mais forte.

Sentimento de fracasso

Outro motivo para a depressão pós uso de drogas é o sentimento de derrota. O indivíduo se sente incapaz de sair da situação de vício em que se encontra, sendo dominado pelo desânimo e pela sensação de que está fracassando.

Esgotamento de neurotransmissores

Durante o consumo de drogas, o cérebro libera uma quantidade de neurotransmissores (responsáveis pela sensação de alegria e ânimo) maior do que o normal. Quando esse consumo é exagerado, chega em um ponto em que não há mais o que ser liberado.

Assim, os sentimentos que restam após o uso das drogas são o cansaço e a tristeza (dentre outras emoções negativas), o que gera o estado depressivo.

Como o cérebro demora para voltar a liberar neurotransmissores normalmente, o indivíduo costuma permanecer deprimido por um tempo.

A depressão durante a abstinência

Algumas drogas, como o crack e a cocaína, funcionam como estimulantes. Isso quer dizer que, dentre seus efeitos, estão o aumento de energia, o sentimento de grandiosidade e a euforia. Quando o consumo dessas substâncias é cortado subitamente, pode ocorrer a chamada síndrome de abstinência, que consiste em efeitos contrários aos causados pelas drogas.

Por esse motivo, a parada repentina no uso de certas substâncias químicas também pode levar a um estado depressivo, fazendo com que o indivíduo se sinta abatido e triste, sendo invadido por pensamentos negativos.

Seja qual for o caso, é extremamente importante que a pessoa receba apoio e cuidado nessa situação. É válido lembrar que, para uma maior eficiência no tratamento, é necessário que seja feito um acompanhamento médico em conjunto com um psicológico (com psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais, por exemplo). Conversar com outras pessoas em situações parecidas também pode ajudar bastante. Os grupos de apoio são uma ótima dica para isso.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

Fonte:  www.viversemdroga.com.br

Newsletter

Fique por dentro dos próximos eventos e receba informações sobre a dependência química!

Obrigado por fazer parte da nossa lista