Quem Somos
Tratamento especializado
Caminhamos neste propósito há 15 anos em São José dos Campos e região, sempre participando da construção de uma nova maneira de viver daqueles que são portadores da dependência química.
A programação terapêutica aplicada no processo da internação dentro nas unidades de tratamento tem por finalidade proporcionar ao paciente o resgate de valores que ficam adormecidos por conta da adicção e a possibilidade de retornar ao convívio familiar e social, de forma saudável, produtiva e integral.
Excelente infraestrutura
As unidades de tratamento de dependência química Nova Esperança, são especializadas no atendimento de homens e mulheres, estamos preparados para oferecer tratamento da dependência química de álcool, ou de outras drogas, além de distúrbios psíquicos leves e moderados. Neste caso, a equipe técnica avalia as condições psíquicas para a integração do indivíduo nas atividades propostas.
O local onde é realizada a internação possui suítes, refeitórios, salas de musculação, piscina, oficina de terapia, salas para palestras e filmes e espaço para entretenimento, além do ala terapêutica para atendimento especializado.
Metodologia
Adotamos como metodologia para nosso trabalho uma abordagem psicoterapêutica, associada ao Programa “Doze Passos” e Doze Tradições do AA/NA.
O tratamento da dependência química oferecido nas unidades de internação vai além da desintoxicação. Com foco na mudança de comportamento, cada indivíduo será tratado como um ser único e com características próprias.
Todo o cronograma é coordenado por profissionais da área de saúde, orientando e envolvendo os pacientes em atividades terapêuticas como higiene pessoal e do ambiente, exercícios físicos, atividades lúdicas e de orientação espiritual sem vínculo religioso e atendimentos com os terapeutas, psicólogos, assistentes sociais e médicos.
Para os momentos de lazer, as unidades dispõem de completa infraestrutura esportiva com piscina, salas de vídeo e ampla área verde.
Internação Voluntária
Para atingirmos nosso objetivo com eficácia, optamos pelo sistema de internação voluntária. Seu diferencial está na capacidade que a equipe técnica tem para intervir nas crises de abstinência, evitando assim a desistência do tratamento de dependência química por parte do paciente.
O tempo sugerido de internação para tratamento da dependência química é 180 dias (6 meses), a internação se faz necessária pois dentro da comunidade terapêutica ele terá acompanhamento de todos profissionais diariamente e acesso as informações sobre o tratamento diretamente, ou seja no processo de internação o individuo está amparado todos os dias.
Apoio à família
Não basta tratar o portador da dependência química deixando de lado a família. Em uma relação comprometida com o dependente químico, é inevitável que o familiar se torne um codependente, pois sabemos que a proteção é a resposta mais comum de sua parte.
Esse trabalho tem por finalidade fazer com que o familiar aprenda a lidar com a codependência, entenda o que são os transtornos mentais, entenda a importância da internação e esteja fortalecido psicologicamente para receber o seu familiar de volta. Os atendimentos (coordenados por psicólogos) são feitos em grupos, em dia e horário pré-estabelecidos no Centro Especializado (CENE).
Quando necessário, são indicados tratamentos individuais com psicólogos e/ou terapeutas especializados em dependência química.